sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pratico candomblé. Que é, num pode?


Quando eu estava no 3º ano, tive que fazer um trabalho sobre a 'Declaração dos Direitos Humanos'. Muito bonita, mas infelizmente desrespeitada. [novidade ¬¬]


Eu e meu grupo ficamos com os 5 primeiros artigos. Vou colocar aqui só o 2º porque ele tem a ver com o post: "Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nessa Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, RELIGIÃO, opinião política ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição"


Fiz então um rap, intitulado de "Que é, num pode?". Ele foi inspirado nos 5 artigos.

Esse tom meio agressivo vinha de dentro de mim. Eu estava irritado com a intolerância religiosa da minha amiga (hoje estamos em pazes e ela sabe que eu amo ela* husuhsausa) Xyryvitz**. Uma das coisas que mais me irritam é esse preconceito. Você julgar sem nem ao menos conhecer. Sem nem ao menos querer saber e abrir seus ouvidos (e sua mente) à novas ideias.


Um dos versinhos era: "Sou mulher, sou negra, sou pobre/ Pratico candomblé. Que é, num pode?" A personagem principall do rap possuía o perfil que abrange diversos preconceitos. Sofria por ser mulher, por ser negra, por ser pobre e por praticar candomblé. NENHUMA dessas características é motivo para se desvalorizar o ser humano. Muito pelo contrário.



Então, antes de falar, CONHEÇA! Se você nunca foi a um terreiro de candomblé, vá! Não tenha vergonha disso. Tenha vergonha sim das pessoas que não possuem o devido respeito e falam mal dessa religião.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Quem me conhece sabe que eu sou superchato suhuhsahusa

Pra mim não existe uma religião CERTA. Não existe um modo de pensar certo. O importante pra mim é que a pessoa se sinta feliz. Se ela está feliz em determinada religião, é o que importa!!


Viva a liberdade religiosa e o respeito!! rs



Explicações dos asteriscos lá em cima:

* Eu sei que o 'certo', pela gramática, é escrever "Eu a amo" e não "Eu amo ela". Mas eu não tô nem aí. "Eu amo ela" é muuuuuito mais bonito ashuuhsauhsuhs

**O nome foi modificado para preservar a identidade rsrs.

2 comentários:

Nayara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayara disse...

Preconceito com religiões; sei bem como é isso.E por isso mesmo não cometo o mesmo erro.Pra mim todas as religiões são boas, é como li num livrinho dessas mensagens de 30 segundos: a religião é o caminho servir e seguir os princípios religiosos são o caminhar.

observação sobre os direitos humanos: acho que é a declaração mais linda que existe, porém, tanto no mundo como no Brasil contamos com uma legislação boa e rigorosa, mas, longe de estar em prática.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Milésima Tentativa
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by Wpthemesfree